Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

REPÓRTER MUNDIAL

Publicada em 09/01/18 às 21:13h
VAZANTE: Contrato entre COPASA e município é anulado na primeira instância
A sentença do juiz, nos dois processos, saiu no dia 19 de novembro de 2017. A divulgação ocorreu na tarde desta terça-feira (09).

Rádio Montanheza FM


Estação de tratamento de esgoto da COPASA em Vazante. Foto por Anderson Franque, arquivo Rádio Montanheza.  (Foto: Rádio Montanheza FM)

Os processos que pedem a nulidade do "convênio de cooperação" entre o município de Vazante e o estado de Minas Gerais e o "contrato de programa" entre o município de Vazante, o estado de Minas Gerais e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) receberam parecer favorável em primeira instância. O contrato foi celebrado em junho de 2008.

O juiz Dr. Miller Freire de Carvalho julgou parcialmente procedente os pedidos de anulação, que questionam a legalidade dos atos públicos que originaram a concessão dos serviços de esgotamento sanitário no município. A decisão agora será analisada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A COPASA ou o próprio estado tem direito de apelar contra a decisão.

Em um dos processos, a empresa foi condenada a consertar os equipamentos inoperantes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e coloca-la em funcionamento, sob pena de multa. Além disso, ela terá que fazer o pagamento de uma multa no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), por danos ambientais, ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vazante (CODEMA). 

No processo envolvendo o estado e empresa, o juiz decidiu que a COPASA terá que restituir ao município os bens de imóveis. Após isso, o município deverá devolver à empresa o valor de R$ 2.482.921,00 (dois milhões, quatrocentos e oitenta e dois mil e novecentos e vinte um reais), com juros e correção monetária.

As ações foram ajuizadas pelo município em 2013. A sentença do juiz, nos dois processos, saiu no dia 19 de dezembro de 2017. A divulgação ocorreu na tarde desta terça-feira (09).




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Love Songs com Gaspar de Souza
Redes Sociais


Seja Parceiro 01
Seja Parceiro 02
Seja Parceiro 03
Seja Parceiro 04
Seja Parceiro 05

Rádio Mundial Web - Uberlândia MG (34) 9-9193-4265
Copyright (c) 2018 - Você está Ouvindo a Mundial - Todos os direitos reservados